Select Page
Compartilhe: Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

O Monde Selection premia anualmente, desde 1961, diversas categorias de produtos, entre as quais se encontram os sakês.

E para conhecer mais sobre essa prestigiosa premiação e alguns dos rótulos que se destacaram, preparamos um post especial. Portanto, não deixe de conhecer — e provar! — essas maravilhosas joias do oriente.

O que é o Monde Selection?

O Monde Selection é um instituto localizado em Bruxelas (Bélgica) que conta com 70 experts em qualidade de renome internacional. Para a premiação anual, esses conhecedores são separados em grupos de acordo com suas especialidades, e avaliam diversos tipos de produtos, entre bebidas, tabaco, comida e outros.

No período de outubro a janeiro, empresas podem inscrever seus produtos para poder concorrer, inclusive produtores de sakês. Em 2015 foram mais de 70 bebidas premiadas na categoria Spirits & Liqueurs.

Quais os sakês premiados?

Beisia Junmai Ginjo

Da Beisia Co., vem recebendo há três anos consecutivos o Gold Award da Monde Selection. Possui teor alcoólico entre 15 e 16%. Utiliza apenas arroz “Yamadanishiki” e água “miyamizu” na sua produção. Originário da cidade de Fukuoka, no Japão.

Nanbu Bijin Junmai Ginjo

Cuidadosamente feito pela Nanbu Bijin Shuzo, utiliza o raro arroz “Ginotome” — que leva oito anos para se desenvolver, com polimento de 50% e teor alcoólico de 15%. Feito com água, arroz e mão de obra locais, da província de Iwate, é um sakê elegante e com uma fragrância leve. E o melhor: é um dos que você encontra aqui no e-sakê.

Onikan Daiginjo

Produzido pela EHshuzo Co., localizada na cidade de Nagano. Possui grau de polimento de 39% e é do tipo seco (nihonshu-do: +4). Seu teor alcoólico fica em 17% e pertence à categoria do Junmai Daiginjo.

Dewazakura Oka Ginjo

Conhecido como Cherry Bouquet (buquê de cereja), é um sakê popular — mas nem por isso menos delicioso, com teor alcoólico de 15,5%. Tem início seco na boca, mas aos poucos adquire cremosidade, com notas de frutas secas e uma finalização suave de melão. Produzido pela Dewazakura Sake Brewery, da província de Yamagata, é outro que você encontra no e-sakê.

Keiryu Junmai

A Endo Brewery Inc. conseguiu, em 2015, arrematar prêmios não apenas para a Keiryu Junmai, mas também para a Keiryu Asashibori e a Keiryu Junmaiginjo Kuroraberu. Um curiosidade: Keiruy significa riacho da montanha. Porém, vamos manter o foco no Junmai. Com 15% de teor alcoólico, este sakê possui 14 prêmios, sendo 7 apenas do Monde Selection.

Dassai 23 Junmai Daiginjo

O Dassai 23, da Asahi Shuzo Co., foi escolhido como o The Wonder 500, uma coleção do que há de melhor no Japão. Combina os melhores ingredientes e o nome já traz a porcentagem de polimento, 23% do arroz utilizado, o Yamadanishiki. É considerado o sakê mais complexo disponível no mercado, e você pode conferir e formar a sua opinião, pois temos o Dassai 23 em nossa seleção.

Chobitto Kanpai

Com apenas 6% de teor alcoólico, este sakê, produzido pela Hananomai Brewery Co. é do tipo bebida mista gaseificada, mais doce e é indicado como sobremesa. O Chobitto Kanpai também é produzido nas versões Melon, em que é adicionado à sua fórmula o melão cantaloupe originário da mesma região em que é produzido, Shizuoka. E Ichigo Strawberry, em que são adicionados morangos.

Ura-Gasanryu Koka

Este premiado sakê é bastante refrescante e com sabor intenso com toques de manga e pêssego. Com teor alcoólico de 14,8%, é fabricado com álcool etílico potável adicionado. Proveniente da província de Yamagata (Shindo Sake Brewery Co.), pode ser encontrado na nossa loja.

Zuicho Junmai Daiginjo

A Sawanotsuru Co., considera o Junmai Daiginjo Zuicho como um dos três de alta qualidade da sua linha, junto com o Daiginjo Shunshu e o Dainginjo Rocio 41. Essa companhia trabalha com o estilo da região de Nada para a fabrição de sakês e sua fábrica fica localizada em Kobe. Possui teor alcoólico de 16,3%.

Agora que você já conheceu alguns dos sakês premiados na Monde Selection 2015, que tal visitar a nossa loja virtual e aproveitar a maior variedade da bebida no Brasil, com 130 rótulos disponíveis? Assim você pode também eleger quais os seus favoritos e dividir conosco suas opiniões!

Compartilhe: Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0