Select Page
Compartilhe: Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

A culinária japonesa é algo que caiu no gosto dos brasileiros há anos, vide a constante busca pelos restaurantes com as deliciosas iguarias a base de frutos do mar, e também o consumo do famoso sakê para acompanhar. Falando em bebidas, o assunto do nosso post de hoje é algo que os japoneses simplesmente adoram: o Umeshu. Trata-se de algo tão apreciado pelos cidadãos da terra do sol nascente quanto a tradicional cachaça aqui no Brasil. Ficou interessado e quer saber mais? Então continue acompanhando e saiba como apreciar essa tradicional bebida japonesa!

Conhecendo o Umeshu

O Umeshu nada mais é do que um licor de ameixa japonesa chamada Ume. Normalmente é preparado a partir de uma mistura de álcool destilado, Ume e mel, mas também pode ser preparado com a bebida alcoólica de sua preferência (sakê, pinga, whisky, vodka etc), bastando deixar as ameixas Ume dentro da garrafa durante seis meses aproximadamente. Caso você tenha oportunidade de visitar o Japão algum dia, nos supermercados e bares poderá encontrar uma grande variedade de tipos e marcas, como o famosíssimo Choya Kishu.

História

No início, a ameixa Ume, de origem chinesa, foi usada pela classe alta para fins medicinais. Mais tarde, quando o fruto chegou ao Japão, os japoneses começaram a preparar a bebida utilizando o shochu (licor feito de arroz, possivelmente originário da Pérsia), resultando em um conhaque de ameixa doce aromatizado e com um toque de acidez.

Como apreciar

Existem diferentes maneiras de desfrutar o Umeshu. Você pode bebê-lo puro em temperatura natural. Para os menos resistentes ao álcool (O Umeshu geralmente tem entre 10 e 15% de teor alcoólico), ele pode ser misturado com água gasosa ou comum gelada, com gelo, ou até mesmo com chá verde em temperatura ambiente, gelado ou quente.

Há quem misture o Umeshu com leite, e a textura fica muito próxima a de um iogurte. Fica com um gosto levemente doce, uma acidez agradável, e apresenta um aroma bastante suave.

Algo que os japoneses sempre fazem é comer a ameixa após consumir a bebida. O gosto fica bem acentuado, mas não deixa de ser interessante.

Benefícios

Além de ser muito apreciado pelo sabor, o Umeshu traz diversos benefícios. Confira alguns deles:

  • Ótimo para ter uma melhor noite de sono em função do efeito relaxante. Como o teor de alcoólico pode chegar a mais de 15%, bebê-lo em excesso pode provocar o efeito contrário. Portanto, aprecie com moderação;
  • Muitas pessoas utilizam o Umeshu como uma ótima opção para abrir o apetite;
  • Reduz consideravelmente os efeitos do cansaço diário;
  • Contém vitaminas e minerais, tais como B17, potássio, magnésio, ferro, e muitos outros, dependendo do preparo;
  • Ótimo auxiliar do sistema digestivo;
  • Algumas pessoas fazem uso tópico para ajudar a curar feridas.

E você, já ouviu falar desse tradicional licor de ameixas? Conhece alguma outra bebida tradicional do Japão? Quais você combinaria para fazer o Umeshu perfeito? Aproveite o espaço de comentários abaixo e conte para a gente! E continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades!

Compartilhe: Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0